"Lei Anti-Oruam"; saiba sobre o projeto de Lei
Proposta foi protocolada pela vereadora Amanda Vettorazzo
Foto: Redes Sociais
Após ser protocolada na Câmara Municipal de São Paulo, o projeto de "Lei anti-Oruam" se espalha por várias cidades do País. A lei em si não cita especificamente o Rapper, contudo a Edil criou um site chamado leiantioruam e, em vídeos nas redes sociais, deixa claro que quer proibir o artista de se apresentar em São Paulo.
O objetivo da proposta é proibir o poder público de contratar shows de artistas que façam apologia ao crime e ao uso de drogas, sob pena de multa de 100% do valor de contrato. A proibição vale nos casos em que o evento contratado "possa ser acessado pelo público infantojuvenil"
Segundo a vereadora, as músicas de Oruam “endeusam criminosos e líderes de facções, usando gírias e expressões para normalizar o crime na nossa cultura”. “A partir do momento em que eles (criminosos) são normalizados no nosso imaginário, deixamos de vê-los como realmente são.”
Oruam, é filho de Marcinho VP, um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho. Em suas músicas, mesmo seu pai preso, acusado de diversos crimes hediondos, o Rapper o homenageia, diz que tem orgulho e cita ele em suas músicas.