Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual destaca desafios e avanços na inclusão no Brasil
Comemorada em 13 de dezembro, a data reforça a importância de políticas públicas e da conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência visual.
Foto: Reprodução/Freepik
No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, celebrado nesta sexta-feira (13), o Brasil reflete sobre os desafios enfrentados por mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 500 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados do IBGE. A data, instituída para sensibilizar a sociedade, também celebra as conquistas em acessibilidade e inclusão.
Apesar de avanços significativos, como a ampliação de recursos em tecnologia assistiva e leis de acessibilidade, ainda há muito a ser feito. A falta de sinalização adequada em espaços públicos e de materiais didáticos acessíveis nas escolas são algumas das barreiras enfrentadas diariamente, além de todo preconceito e humilhação do dia a dia que essas pessoas sofrem.
A data também serve para valorizar iniciativas que promovem a autonomia das pessoas com deficiência visual, como o uso de aplicativos inclusivos e a capacitação de profissionais para um atendimento mais humanizado, como o Google BrailleBack: Um aplicativo que combina braille com falas para ajudar a entender os elementos da tela do Android.
Comemorar este dia é reconhecer a luta por igualdade, mas também reforçar o compromisso de todos com um Brasil mais acessível e inclusivo.