NotíciasPolíticaRui Costa crítica o crescimento da taxa de juros

Rui Costa crítica o crescimento da taxa de juros

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou a alta taxa de juros no Brasil e destacou o crescimento econômico durante o desfile cívico da Independência da Bahia

| Autor: Redação

Foto: Ricardo Stuckert

Em visita a Salvador desde segunda (1), onde participou de uma agenda oficial com o presidente Lula, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez uma crítica contundente à atual taxa de juros do Brasil durante o desfile cívico da Independência da Bahia, nesta terça-feira, 2. Rui Costa destacou que a taxa de 10,5% ao ano está entre as mais altas do mundo e não condiz com a real necessidade da economia brasileira.

"A questão que se coloca é se é necessário realmente o Brasil ter uma taxa como esta, que está entre as mais altas do mundo", indagou o ministro. Ele reforçou as últimas declarações do presidente Lula, que também vem criticando os juros elevados, apontando-os como um obstáculo para um crescimento econômico ainda maior. Apesar das altas taxas, Rui Costa lembrou que o país segue superando expectativas e comprovando um ciclo ascendente de crescimento econômico.

Economista de formação, Rui Costa mencionou a queda no desemprego e na inflação como evidências do vigor da economia brasileira. "Estamos observando uma recuperação consistente em diversos indicadores econômicos, o que reforça nossa posição de que a taxa de juros atual não é necessária", afirmou o ministro.

Durante sua estadia na Bahia, Rui Costa integrou a comitiva do presidente Lula em Feira de Santana para a inauguração da duplicação da BR-116, no trecho de cerca de 34 km entre as cidades de Santa Bárbara e Feira de Santana. O ministro ressaltou a importância de investimentos para reduzir o Custo Brasil e fomentar o crescimento econômico. "Quando você trabalha, se dedica de forma séria e humilde, as coisas dão certo e é isso o que a gente tem feito. Estamos reduzindo o Custo Brasil com investimentos, como o que entregamos em Feira. Significa frete mais baixo", comentou.

Ainda nesta terça-feira, a comitiva presidencial deve desembarcar em Recife, onde será feita a entrega de mais de 400 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, reafirmando o compromisso do governo com o desenvolvimento social e econômico do país.

As declarações de Rui Costa refletem a postura do governo federal em buscar alternativas para promover um crescimento sustentável e inclusivo, enfrentando os desafios impostos por uma taxa de juros elevada e mantendo o foco em investimentos estratégicos para o desenvolvimento do país.

Tags

Notícias Relacionadas