CCJ aprova relatório que pede cassação de Zambelli e caso vai ao plenário
Deputada federal, Zambelli (PL-SP) já foi condenada duas vezes e chegou a fugir do país na primeira condenação

Foto: Marcos Corrêa / PR
Nesta quarta-feira (10), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou relatório que permite a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Apresentado pelo deputado Cláudio Cajado, a decisão será analisada pelo plenário da casa, sob supervisão e orientação de Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara.
É preciso, no mínimo, 257 votos para a deputada ter seu mandato cassado. Zambelli foi condenada duas vezes pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na primeira vez, ela e o hacker Walter Delgatti foram penalizados por invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Já a segunda, ocorreu por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, visto que ela teria ameaçado um homem na véspera do 2º turno das eleições. A Primeira Turma do Supremo determinou a perda do mandato de Zambelli nas duas ocasiões.
Em sua primeira condenação, a deputada federal fugiu para a Itália, sendo presa em julho de 2025 após cooperação entre as autoridades dos dois países. O relatório de Claudio Cajado (PP-BA) foi aprovado com 32 votos favoráveis e 2 contra.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


