NotíciasJustiçaBinho Galinha e mais 12 viram réus após nova denúncia do Ministério Público

Binho Galinha e mais 12 viram réus após nova denúncia do Ministério Público

Decisão, assinada pela juíza Márcia Simões Costa, da Vara Criminal de Feira de Santana, foi proferida no último dia 5 de novembro

| Autor: Redação - Varela Net
Binho Galinha e mais 12 viram réus após nova denúncia do Ministério Público

Foto: Agência Alba

A Justiça da Bahia recebeu uma nova denúncia do Ministério Público Estadual (MP-BA) contra o deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, e outras 12 pessoas. A decisão, assinada pela juíza Márcia Simões Costa, da Vara Criminal de Feira de Santana, foi proferida no último dia 5 de novembro e torna o grupo réu em mais um processo ligado aos desdobramentos da Operação El Patrón.

O parlamentar, que teve a filiação suspensa do PRD em 15 de outubro, encontra-se atualmente sem partido.

A Operação El Patrón, deflagrada pela primeira vez em dezembro de 2023, apura a existência de uma organização criminosa supostamente liderada por Binho Galinha. Segundo o MP-BA, o grupo teria atuação em Feira de Santana e em cidades vizinhas, e seria responsável por uma série de atividades ilícitas. Entre os crimes investigados estão lavagem de dinheiro, agiotagem, extorsão, jogo do bicho, receptação qualificada, comércio clandestino de armas e associação para o tráfico de drogas, este último apontado em desdobramentos mais recentes, como a Operação Estado Anômico.

Mesmo já sendo réu em outros processos, o deputado continua sendo investigado por manter o comando das operações criminosas após as primeiras medidas cautelares determinadas pela Justiça. De acordo com as apurações, Binho Galinha teria utilizado “laranjas” e empresas de fachada para movimentar recursos de origem ilícita e dar continuidade aos esquemas sob investigação.

Em outubro deste ano, o parlamentar foi alvo de um mandado de prisão preventiva expedido no âmbito da Operação Estado Anômico, considerada uma extensão da El Patrón. Na ocasião, ele chegou a ser considerado foragido, mas se apresentou à polícia dias depois. A esposa e o filho do deputado também foram presos durante as diligências.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas