NotíciasBrasilProcuradoria Geral da República denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe após eleição de Lula

Procuradoria Geral da República denuncia Bolsonaro por tentativa de golpe após eleição de Lula

Se aceito, Bolsonaro se tornará réu

| Autor: Redação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022. A denúncia, apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, inclui crimes como organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Os principais denunciados são Jair Messias Bolsonaro, Walter Souza Braga Netto, Mauro César Barbosa Cid, Alexandre Rodrigues Ramagem, Almir Garnier Santos, Anderson Gustavo Torres, Augusto Heleno Ribeiro Pereira e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, entre outros.

A investigação aponta que Bolsonaro e seus auxiliares atuaram para disseminar notícias falsas e descredibilizar o processo eleitoral brasileiro, com o intuito de criar um ambiente favorável para uma intervenção militar. A trama envolveu militares e a disseminação de fake news para interferir nas eleições. Bolsonaro também teria analisado e pedido alterações em uma minuta golpista que incluía a prisão de ministros do STF e do presidente do Senado.

Bolsonaro negou as acusações, afirmando que não viu a minuta do golpe e que não tem preocupação com a denúncia. Ele também mencionou que um amigo em Israel comentou sobre o golpe, dizendo que o Mossad não estava sabendo disso. A denúncia será analisada pelo ministro Alexandre de Moraes e, se aceita, Bolsonaro e os demais denunciados se tornarão réus e responderão penalmente no STF. A expectativa é de que o julgamento ocorra até o final do ano.

Tags

Notícias Relacionadas