Notícias
Política
Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar

Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar

São 9,1 milhões de eleitores a mais que em 2018

| Autor: Redação

Foto: Antônio Augusto/TSE

Nesta sexta-feira (15), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 156,4 milhões de eleitores estão aptos a votar nas eleições de outubro. O número é um recorde na história eleitoral do país. São 9,1 milhões de eleitores a mais que em 2018 (crescimento de 6,21%).

Contribuíram para esse aumento os jovens de 16 e 17 anos e as pessoas com mais de 70. A quantidade de eleitores dessas faixas etárias — que não são obrigados a votar — aumentou em relação a última eleição.

Após uma intensa campanha do TSE que envolveu influenciadores digitais, artistas e políticos, o eleitorado de jovens de 16 e 17 anos cresceu 51,13%. 

Houve ainda um aumento significativo dos eleitores com mais de 70 anos. Agora, são 14,8 milhões, o que representa 2,8 milhões (23,82%) a mais que no último pleito.

O presidente do TSE, Luiz Edson Fachin, afirmou que os dados mostram o engajamento do brasileiro.

“Os dados que hoje divulgamos sobre o eleitorado brasileiro demonstram a pujança cívica no Brasil são mais de 156 milhões de eleitores e eleitoras que compõem no cadastro eleitoral o maior eleitorado da história brasileira. É com esta perspectiva de organizar, de preparar e de realizar eleições que são essenciais para democracia, que são essenciais para o Estado Democrático de Direito que o Tribunal Superior Eleitoral torna público o resultado final da sistematização do cadastramento eleitoral no Brasil”, afirmou.

Tags

Notícias Relacionadas