Notícias
Política
Lula quer antecipar reoneração do diesel para baixar preço de carro popular

Lula quer antecipar reoneração do diesel para baixar preço de carro popular

Governo também pretende incluir subsídios para a redução do preço dos caminhões

| Autor: Redação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja antecipar a retomada dos impostos que incidem sobre o diesel para viabilizar o barateamento de carros populares e de caminhões no Brasil. A proposta foi sugerida pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A informação é do G1.

Com isso, o governo não vai precisar conceder isenções de impostos aos fabricantes de veículos, como estava previsto na ideia original, concebida no Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) de Geraldo Alckmin.

Com o objetivo de aliviar as críticas de ambientalistas ao programa do carro popular, uma proposta que não estava na ideia original é atrelar a política de barateamento do carro a um "pacote verde" do Ministério da Fazenda, um conjunto de medidas visando a transição energética. 

A medida provisória com as regras já está pronta e deve ser apresentada na semana que vem. A previsão é que a reoneração do diesel seja feita em duas etapas: metade em setembro deste ano e a outra metade em janeiro de 2024.

O governo também pretende incluir subsídios para a redução do preço dos caminhões, de olho numa categoria que forma a base bolsonarista.

A antecipação da reoneração do diesel deve gerar R$ 3 bilhões em arrecadação, o dobro do necessário para custear a queda do preço dos carros populares. Haddad já estimou que a medida vai custar cerca de R$ 1,5 bilhão que vai ser usado para reduzir o déficit público ainda em 2023.

Tags

Notícias Relacionadas