"A gente pede bom senso", diz Kiki Bispo sobre situação dos agentes comunitários
Vereador conversou com o Varela Net, na noite da última quarta-feira (21), durante agenda no Horto Florestal
Foto: Divulgação / Diretoria de Comunicação CMS
O vereador Kiki Bispo (União Brasil), membro da base governista do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), pediu "bom senso" aos agentes comunitários de Saúde (Endemias e Zoonoses), que reivindicam o reajuste do salário dentro do piso.
Em entrevista ao Varela Net, durante agenda no Horto Florestal, na noite da última quarta-feira (21), Kiki reforçou que a Prefeitura está disposta a manter o diálogo com a categoria. O vereador ainda disse que a questão política e eleitoral tem travado as negociações, afirmando que tal situação tem ocorrido.
"O prefeito tem colocado publicamente que está disposto ao diálogo. Eu mesmo participei, junto com o prefeito, de seis representantes da categoria e diversos segmentos, para buscar um entendimento, divulgando os números para encontrar uma saída. O que tem que ser colocado é que a Prefeitura hoje disponibiliza 72% de aumento, algo fora de realidade, seja público ou privada, e o prefeito tem colocado à disposição até onde pode chegar o limite. Então, ele pede bom senso, a Prefeitura está de portas abertas, a questão já está judicializada. Acho que quem acaba se prejudicando são os servidores, que já eram para está recebendo um salário melhor, inclusive aqueles que vem diretatamente da União, carimbado da União, retido para ser disponibilizados para eles", iniciou Kiki, que ainda pediu "bom senso" dos profissionais para que eles sentem com a Prefeitura para negociar.
"A gente pede que eles tenham bom senso, não se deixem levar por questões ideológicas partidárias, e parece que tem ocorrido neste momento, alguns deles têm sido usados como meio a instrumento político partidário. A gente que o bom senso prevaleça e que os servidores possam sentar à mesa para discutir com a Prefeitura, e como fez com as demais categorias, os servidores de forma geral, que tiveram os seus aumentos ratificados pela Câmara, e que também para os agentes de saúde possa ocorrer", completou Kiki.
O vereador ainda disse, quando questionado pela equipe do Varela Net, que espera resolver a situação logo após as eleições, quando, segundo ele, os ânimos devem estar mais calmos. A Câmara Municipal de Salvador aprovou o reajuste da categoria, em uma sessão marcada por confusão e desentendimento entre vereadores da base e o presidente da Casa, Geraldo Júnior (MDB).
"Eu acredito que sim (negociar com a categoria), porque esses agentes que se dizem parceiros, amigos, com certeza no dia 03, eles não estarão mais ao lado dos servidores, e a Prefeitura vai sentar e discutir, vai fazer o que for melhor. Acho que qualquer prefeito do mundo, ainda mais com uma sensibilidade como a de Bruno, gostaria de pagar o maior salário do mundo para os servidores. Mas, existe uma previsão orçamentária que precisa ser respeitada, então tem que ser levado em consideração [...] Eu creio que quando passar a eleição, os ânimos estejam mais calmos e vamos encontrar o bom senso", pontuou o vereador.
Leia mais
“Sempre aberto ao diálogo", diz Bruno Reis após protesto de agentes comunitários
Agentes de saúde fazem protesto na Avenida ACM, em Salvador
"Não há recursos", diz prefeito sobre piso dos agentes comunitários de saúde
"Deveria ter feito há 7 anos", diz agentes de saúde sobre ação da Prefeitura
Agentes comunitários de saúde tentarão reajuste junto ao TCM-BA
Prefeito recebe representantes dos agentes de saúde e endemias
Justiça anula derrubada do veto sobre reajuste salarial dos agentes de saúde
Prefeito tem até sexta (12) para promulgar Lei de reajuste aos agentes de saúde
"Prefeitura não repassou um centavo da União", afirmam agentes comunitários
Vídeo: Câmara dos Vereadores derruba veto de Reis e gera confusão no local
Salvador: Agentes de saúde cobram apoio de vereadores para derrubar veto de Reis
Em luta por reajuste há 7 anos, agentes de saúde fazem novo protesto em Salvador
"Cabe ao prefeito o resolver", diz Varela sobre reajuste dos agentes de saúde