Guerra: Ucrânia retoma 2500 km² de território; exército russo troca comandantes
A informação foi confirmada presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky
Foto: Reprodução/Redes sociais
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse na sexta-feira (7) que as Forças Armadas Ucranianas retomaram cerca de 2500 km² de território em sua última contraofensiva, que foi lançada no final de setembro. O exército russo havia tomado posse dessas regiões no início da guerra.
"Apenas nesta semana, nossos soldados libertaram 776 km² de território no leste de nosso país e 29 cidades, incluídas seis na província de Luhansk. No total, já foram libertados 2.434 km² de nosso território e 96 localidades desde o início desta ofensiva", disse Zelensky em seu discurso diário publicado nas redes sociais.
Trocas de nomes importantes no exército russo
Na última semana, o exército da Rússia trocou dois comandantes. O responsável pelo distrito militar do leste, o coronel general Alexander Chaiko foi trocado, segundo uma informação desta sexta-feira (7), do site russo RBC.
Ainda segundo a RBC, o tenente-general Rustam Muradov foi escolhido para chefiar o distrito militar do leste. As tropas desse distrito são baseadas no Extremo Oriente da Rússia, mas grande parte dessa força está atualmente na Ucrânia.
Na segunda-feira (3), o RBC já havia publicado que o comandante do distrito militar ocidental, coronel-general Alexander Zhuravlyov, tinha sido substituído, após as derrotas russas no nordeste da Ucrânia.
Em setembro, o vice-ministro da Defesa encarregado da logística, general Dmitry Bulgakov, foi substituído.
Já em agosto, a agência de notícias estatal RIA informou que o comandante da frota do Mar Negro havia sido demitido.