NotíciasMundoVaticano define data para o início do conclave

Vaticano define data para o início do conclave

Capela Sistina foi fechada para os turistas como parte dos ritos

| Autor: Redação - Varela Net
Cardeias em missa na Capela Sistina que elegeu o papa Francisco

Cardeias em missa na Capela Sistina que elegeu o papa Francisco |Foto: Andrew Medichini/ Estadão Conteúdo

O Vaticano já tem uma data escolhida para o início do conclave, dia 7 de maio. A informação veio a público via uma autoridade vaticana nesta segunda-feira (28), após a realização de uma conferência geral de cardeais. Na mesma reunião, foi determinado o fechamento da Capela Sistina ao público para a preparação do local. 

A votação só iniciara após o encerramento do Novendiales, tradicional período de nove dias de luto, pelo falecimento do papa Francisco, sepultado no último sábado. 

Entre os preparativos para a importante votação, a famosa Capela Sistina foi interditada para visitação na manhã de segunda-feira (28). Uma das principais tarefas para a cerimônia é a instalação da chaminé, por onde sairá a fumaça da queima das cédulas após cada votação. Alguns turistas que visitaram o local no domingo (27) se sentiram privilegiados em estarem sendo o último grupo de visitantes, já que não há previsão de reabertura da capela. "Acho que nos sentimos muito sortudos por sermos o último grupo de visitantes a entrar hoje", disse Sumon Khan, turista dos Estados Unidos. "Sabem, nossa viagem não teria sido completa sem ver este lugar lindo"

Mesmo tendo uma data de início, não se sabe quando o próximo papa será escolhido, já que o processo, que é bastante incerto, varia conforme o andamento das votações. Durante o conclave, os cardeais ficam confinados em uma área restrita no Vaticano, conhecida como "zona de Conclave", e assumem um compromisso de absoluto sigilo sobre todo o processo.

Um cardeal para ser eleito precisa conquistar dois terços dos votos. Se todos os 133 cardeais previstos participem, serão necessários pelo menos 89 votos para a escolha do novo pontífice. Se não houver decisão após três dias de votação, é feita uma pausa de 24 horas de orações, e mais interrupções podem ser determinadas após mais sete votações sem consenso. 

Caso o impasse se prolongue até 34 votações, a escolha será entre os dois cardeais mais votados da última rodada, mantendo-se a necessidade de dois terços dos votos para a eleição.

Tags

Notícias Relacionadas