Bahia anuncia retorno ao basquete; Tricolor espera chegar no NBB
Esquadrão terá uma parceria com a Uninassau para a disputa dos Jogos Universitários da Bahia (JUBA)
Foto: Divulgação/EC Bahia
O Esporte Clube Bahia Associação anunciou, nesta terça-feira (29) o seu retorno ao basquete tradicional. Após disputar campeonatos na modalidade 3x3 e confirmar a volta do vôlei, o clube divulgou a nova categoria, que terá projeto inicial com um time universitário, em parceria com a Uninassau, e maior objetivo de chagar ao Novo Basquete Brasil (NBB), principal competição do país.
O projeto, que teve aprovação do Conselho Deliberativo no último dia 15 e será implementado por etapas, foi celebrado por Emerson Ferreti, presidente da associação: "Essa era mais uma modalidade pela qual a Nação Tricolor ansiava muito, e por isso construímos um projeto minucioso. Mais do que reinserir o Bahia no basquete, queremos dar continuidade a uma história gloriosa e fazer do Clube um protagonista nesse esporte", disse o dirigente.
Para liderar o projeto dentro das quadras, o Tricolor contará com o ex-jogador da Seleção Brasileira André Ratto, que assume como coordenador técnico. Baiano e torcedor do clube, o ex-atleta foi destaque na década de 1990, com passagens marcantes pela seleção entre 1993 e 2000, incluindo a conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1999, em Winnipeg.
Confira a publicação:
O Bahia também foi pioneiro no basquete. Além de ter conquistado os primeiros Campeonatos Baianos, em 1934 e 1935, o clube detém ao menos dois estaduais na categoria adulta e seis na categoria sub-22, conquistados entre 1980 e os anos 2000. A história do Tricolor na modalidade, entretanto, carecem de registros históricos. A equipe universitária contará com apoio institucional e educacional da Uninassau, que oferecerá bolsas de estudo aos atletas. A estreia está prevista para os Jogos Universitários da Bahia (JUBA), que ocorrem no próximo mês.