Conab aponta queda no preço de batata, melancia, banana e laranja
Dados foram divulgados nesta segunda-feira (20)
Foto: Freepik
Produtos como batata, banana, laranja e melancia estão com seus preços em queda nas centrais de abastecimento do país (Ceasas), conforme levantamento divulgado nesta segunda-feira (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Baseado nos preços cobrados no atacado, o 5º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) revela que o preço da batata diminuiu pelo segundo mês consecutivo em comparação com março e abril, mesmo com a oferta reduzida do produto no mercado.
Segundo a Conab, essa redução se deve à diminuição da demanda pela batata. A maior queda foi registrada na Conab de Santa Catarina, onde o preço caiu 25,1% em relação a março.
De acordo com companhia, a expectativa é de que esse comportamento não se repita em maio. “No início deste mês, a média dos preços nas Ceasas está acima da praticada em abril”, informou a Conab.
A companhia também ressaltou que pode estar iniciando um “período de entressafra do tubérculo, uma vez que há uma tendência de o pico da safra das águas ter passado, e iniciado, por outro lado, a safra da seca/inverno, que ainda não se apresenta suficiente forte para pressionar a cotações para baixo”.