Arquidiocese de São Salvador da Bahia manifesta solidariedade após desabamento da Igreja de São Francisco de Assis
A tragédia vitimou uma turista identificada como Giulia Panchoni Righetto
Foto: Sosthenes Macedo/Codesal
Na tarde desta quarta-feira (5), a Arquidiocese de São Salvador da Bahia emitiu um comunicado público em resposta ao trágico desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, Salvador. O acidente resultou na morte de uma jovem turista e ferimentos em outras cinco pessoas. No comunicado, a Arquidiocese expressou sua "mais profunda solidariedade" com a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, Ordem dos Frades Menores (OFM), e com as famílias das vítimas. "Rogamos a Deus, de modo especial, consolo para a família enlutada e a plena recuperação dos feridos", disse a nota.
A instituição também destacou a importância histórica e cultural da igreja, considerada um "testemunho da fé de um povo e dos Frades Franciscanos Menores, que por mais de três séculos se empenham na preservação desta obra nascida da fé". A igreja, construída entre os séculos XVII e XVIII, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e é um Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A Arquidiocese reforçou a necessidade de proteger e preservar o patrimônio histórico, ressaltando que o monumento é de "valor inestimável para a humanidade". A nota concluiu com uma mensagem de esperança e solidariedade, pedindo que todos sigam em frente confiando no Senhor e sejam solidários com os que mais sofrem.