Vítima fatal de queda do teto da Igreja era turista e estava visitando local com amigos
A jovem foi identificada como Giulia Panchoni Righetto
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Na manhã desta quarta-feira (5), a parte central do teto da Igreja da Ordem 1ª de São Francisco de Assis, localizada no Pelourinho, Salvador, desabou, resultando na morte de uma turista e ferindo outras cinco pessoas. A vítima foi identificada como Giulia Panchoni Righetto, natural de Ribeirão Preto (SP), que estava visitando a igreja com amigos.
De acordo com a Delegada da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), Camila Albuquerque, Giulia havia chegado de São Paulo e estava acompanhada de amigos em Morro de São Paulo antes de visitar a igreja. O desabamento ocorreu por volta das 14h30, cobrindo o espaço central da igreja com destroços de madeira. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) atuou rapidamente no resgate das vítimas, que foram socorridas e levadas a hospitais locais. A área foi isolada pela Polícia Militar e a igreja foi interditada pela Defesa Civil. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado para atender as feridas.
A igreja, conhecida como "igreja de ouro" devido à sua rica decoração barroca, é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e está tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O local enfrentava problemas estruturais há anos, e a investigação sobre o desabamento será conduzida pela Polícia Civil com apoio da Polícia Federal.