Notícias
Brasil
Cenipa encerra investigações em Vinhedo (SP) nesta segunda-feira (12)

Cenipa encerra investigações em Vinhedo (SP) nesta segunda-feira (12)

Ministro da Defesa diz que a causa do acidente foi o gelo nas asas da aeronave

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/FAB

O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, informou neste domingo (11) que a previsão para encerrar os trabalhos no local da queda de aeronave da Voepass Linhas Aéreas, em Vinhedo (SP), é esta segunda-feira (12). 

Em uma coletiva de imprensa neste domingo (11), o chefe da Cenipa, Marcelo Moreno, disse que após da conclusão da Ação Inicial, a investigação irá avançar para a fase de Análise de Dados, onde serão examinadas as atividades do voo, o ambiente operacional e os fatores humanos. Além disso, será realizado um estudo de componentes, sistemas, infraestrutura, entre outros. 

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que o acidente foi causado por gelo nas asas da aeronave e rejeitou qualquer hipótese de falha na comunicação entre a Torre de Comando e o piloto do avião. Múcio desmentiu algumas especulações que circularam em grupos de WhatsApp onde sugeriu uma possível falha na comunicação.

"Isso não é verdade. Sei que não houve contato entre os pilotos e a torre. O que ocorreu foi gelo nas asas", disse.

A retirada da aeronave do local é de responsabilidade do operador, ou seja, a Voepass deve providenciar e custear agora a higienização do local, dos destroços e dos bens.
 

Tags

Notícias Relacionadas