Notícias
Brasil
Brasil e Japão fecham acordo para venda de 20 jatos da Embraer

Brasil e Japão fecham acordo para venda de 20 jatos da Embraer

Países também avançaram nas tratativas sobre uso de etanol na aviação

| Autor: Redação / Varela Net

Foto: Ricardo Beccari/Embraer

A Embraer e empresas japonesas do setor aéreo fortaleceram parcerias durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão. Foi concretizada a venda de 20 jatos, que gerará R$ 10 bilhões para a empresa brasileira, e avançaram as negociações para o uso de etanol como combustível para aeronaves, beneficiando o agronegócio brasileiro.

Além disso, a Embraer e seus parceiros estrangeiros avançaram na construção do eVTOL, uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, com previsão de operação até 2027.

Na quarta-feira (26), a All Nippon Airways (ANA) anunciou a compra de 15 aeronaves E-190, com a possibilidade de mais 5 unidades, totalizando cerca de R$ 10 bilhões para a Embraer. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que essas parcerias podem abrir portas para novos negócios internacionais e criar empregos no setor de aviação no Brasil.

Também foi discutido o uso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF), que pode ser feito a partir de etanol da cana-de-açúcar. O governo brasileiro trabalha com o Japão para que 10% do combustível usado no país seja de etanol, beneficiando a indústria sucroenergética e a sustentabilidade.

Por fim, o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, anunciou o interesse japonês no eVTOL, que pode ser a solução para o trânsito em grandes cidades, como Tóquio e São Paulo.

Tags

Notícias Relacionadas