Bolsonaro manifesta esperança em voto de Fux por anistia a condenados do 8 de Janeiro
Durante ato na Avenida Paulista, ex-presidente critica condenações e diz esperar posicionamento semelhante ao de Kassio Nunes e André Mendonça
Foto: PORCIUNCULA / AFP
Durante o ato a favor da anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro, realizado neste domingo (6), na Avenida Paulista, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, em entrevista ao portal Metrópoles, que espera um posicionamento favorável do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao analisar os recursos dos condenados.
“Eu não consigo entender como um ministro vota para condenar até 17 anos de prisão pessoas idosas, mães, que não têm qualquer passagem pela polícia, sob uma acusação completamente infundada: tentativa de golpe”, declarou Bolsonaro, criticando as penas aplicadas aos manifestantes envolvidos na invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O ex-presidente ainda citou o andamento do processo nas mãos de Fux, que está com pedido de vista e, segundo ele, tem prazo definido para apresentar seu parecer. “Boa sinalização por parte do ministro Fux. Ele tem um prazo para entregar sua vista, até pouco tempo não tinha. Podia ser o tempo que quisesse. Espero que ele apresente o voto semelhante a Kassio Nunes e André Mendonça, que votaram pela absolvição deles”, afirmou.
A expectativa de Bolsonaro se soma à mobilização de seus apoiadores, que defendem a anistia aos condenados pelos atos considerados antidemocráticos. No Supremo, os julgamentos seguem dividindo opiniões dentro e fora da Corte.