Notícias
Bahia
João Roma critica impedimento de Bolsonaro viajar aos EUA para posse de Trump

João Roma critica impedimento de Bolsonaro viajar aos EUA para posse de Trump

Líder do PL-BA defende participação de ex-presidente como estratégia de projeção internacional e critica decisões do STF

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Divulgação

O presidente do Partido Liberal da Bahia (PL-BA), João Roma, criticou a negativa para que o ex-presidente Jair Bolsonaro viaje aos Estados Unidos para participar da posse de Donald Trump como presidente eleito. Roma classificou como falta de senso a não autorização, destacando o impacto dessa decisão para o Brasil.

"O que acho de senso é a proibição ou a não autorização em tempo hábil para um ex-presidente que tem relação hoje com (Donald Trump) que vai ser o maior presidente, ou seja, da principal nação (Estados Unidos), parceiro do país, não pudesse fazer presente nessa posse", Afirmou João Roma.

Ele também destacou que a medida prejudica a imagem do Brasil no cenário internacional. "Então, eu acho que isso é negativo para o Brasil. Enquanto outros países utilizam os seus ex-presidentes para projetar o seu estado, seus interesses, o Brasil fica se boicotando, em especial por essa falta de segurança jurídica, este exagero do nosso judiciário.”

Bolsonaro havia solicitado ao STF (Supremo Tribunal Federal) a liberação de seu passaporte, alegando ter sido convidado para o evento. O ministro Alexandre de Moraes, no entanto, pediu comprovação oficial do convite.

A defesa do ex-presidente inicialmente apresentou uma mensagem enviada para o e-mail de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), mas o conteúdo foi considerado genérico, sem detalhes sobre a cerimônia. Posteriormente, os advogados reforçaram a autenticidade do convite, argumentando que ele foi emitido pelo site oficial do Comitê Inaugural Presidencial de Trump.

Tags

Notícias Relacionadas