OMS declara emergência em saúde pública global por vírus Mpox
Não é um alerta de pandemia
Foto: Fabrice Coffrine/AFP
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (14) emergência em saúde pública global devido ao cenário do vírus Mpox no continente africano. Este é o mais alto nível de alerta.
O alerta é de importância internacional, devido ao risco de disseminação global e de uma possível nova pandemia.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus disse, em uma coletiva de imprensa, em Genebra, que há mais de uma década a República do Congo vem reportando casos da Mpox.
"A OMS vem trabalhando para conter os surtos de mpox na África e alertando que o cenário é algo que deve preocupar a todos nós. Na semana passada, convoquei o comitê de emergência para avaliar a situação na República Democrática do Congo e em outros países na África. Hoje, o comitê se reuniu e informou que, em sua visão, a situação constitui emergência em saúde pública de importância internacional", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Em 2024, os casos de Mpox superaram o total registrado em 2023 na República do Congo e somam mais de 14 mil, além de 524 mortes.
A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres, pessoas e materiais infectados. Os sintomas incluem erupções cutâneas, lesões de pele, ínguas, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.