Dia Nacional de Combate à Tuberculose: a importância do diagnóstico precoce
Dia é celebrado no dia 17 de novembro
Foto: Divulgação
Celebrado em 17 de novembro, o Dia Nacional de Combate à Tuberculose traz uma reflexão sobre a importância do diagnóstico precoce e sintomas da doença. A unidade que deu origem à fundação José Silveira, Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT), tem uma grande e longeva contribuição para melhorias, há pelo menos 8 anos.
O trabalho do instituto tem uma taxa de sucesso terapêutico em 87% e menos de 4% de abandono. O Ministério da Saúde coloca um índice de até 5% como aceitável, além de taxa de cura acima de 85% como bom.
Segundo Dr. Eduardo Martins Netto, médico e coordenador do Centro de Pesquisa, aprendizagem e inovação da Fundação José Silveira, falou da importância da pesquisa contínua feita na fundação:
"A tuberculose é uma ameaça silenciosa e persistente, especialmente nas populações mais vulneráveis. A pesquisa contínua, como a realizada no IBIT, é fundamental para desenvolver novas ferramentas de diagnóstico e tratamento, que ajudarão a reduzir a mortalidade e alcançar a erradicação da doença no futuro" disse ele.