NotíciasSaúdeGoverno negocia compra de 25 mil doses da vacina contra "varíola dos macacos"

Governo negocia compra de 25 mil doses da vacina contra "varíola dos macacos"

Ministério da Saúde articula aquisição com a Organização Pan-Americana da Saúde

| Autor: Redação

Foto: Roberto Carlos/Secom

Foi anunciado pelo Ministério da Saúde uma negociação sobre a compra emergencial de 25 mil doses da vacina contra Mpox com a Organização Pan-Americana de Saúde nesta quinta-feira (15). Além disso, a pasta pediu para a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, prorrogar a autorização de uso das vacinas adquiridas em 2022. Os imunizantes são voltados para o público mais suscetível à doença, como homens imunossuprimidos e portadores de HIV. O ministério não informou a quantidade de vacinas ainda disponíveis no país. 
A ministra da Saúde Nísia Trindade, representante da pasta, participou da instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde para coordenar ações de resposta à Mpox. Ela também instalou o COE (Centro de Operações de Emergência) que vai monitorar os casos da doença no país. "Nós vacinamos no Brasil com licença especial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em casos muito excepcionais e grupos muito vulneráveis", disse Nísia. 
A OMS declarou na quarta-feira (14) que a Mpox é uma emergência de saúde pública global pela segunda vez em dois anos, depois de um surto da infecção viral na República Democrática do Congo que se espalhou para países vizinhos.
 

Tags

Notícias Relacionadas