NotíciasSaúdeDezembro Laranja: perigos da alta exposição ao sol no verão de Salvador

Dezembro Laranja: perigos da alta exposição ao sol no verão de Salvador

Com as altas temperaturas, os cuidados com a exposição ao sol, como o uso de protetor solar, são indispensáveis para evitar riscos significativos à saúde

| Autor: Alan Santana

Foto: Freepik

Dezembro é o mês de conscientização da prevenção do câncer da pele e, com a chegada do verão, Salvador se prepara para receber uma das épocas mais quentes do ano. Apesar dos benefícios que a exposição moderada ao sol pode trazer, como aqueles relacionados a produção da vitamina D, estar exposto de maneira excessiva aos raios solares pode ocasionar danos à pele, como queimaduras, manchas e o desenvolvimento de câncer.

Em entrevista ao Varela Net, a dermatologista Camila Meccia alertou sobre os sinais que a pele dá quando exposta ao sol em excesso. “O sol pode trazer muitos benefícios, mas também pode trazer malefícios, quando usado de uma maneira excessiva. Então, a primeira dica é: nunca queime a pele. Ficar vermelho, descascar, fazer bolha, são sinais de queimadura e aumentam o risco de câncer de pele”, explicou.  

Segundo a especialista, uma abordagem preventiva é indispensável. Para isso, ela destaca alguns cuidados simples, que podem preservar a saúde da pele a longo prazo. “O sol é mais forte entre às 10h da manhã e 15h. Nesses horários, caso a pessoa se exponha, deve ser uma exposição rápida. Se ficar na sombra nesses horários, usar roupas que protejam, chapéu, óculos escuro e guarda-sol”, completou. 

Busca pela marquinha x cuidados essenciais com a saúde da pele

Nos espaços de bronzeamento, onde muitas pessoas buscam a tão desejada tonalidade dourada da pele, é crucial reconhecer que, embora esses locais proporcionem privacidade para desfrutar do sol e conquistar a famosa marquinha de biquíni, os cuidados com os raios solares não devem ser negligenciados, evitando que a busca pela estética comprometa a conscientização sobre a segurança e a saúde dermatológica.

A secretária Taisa Nascimento desabafou sobre sua experiência após um episódio traumático com bronzeamento. “Buscando o tão sonhado bronzeado, passei horas exposta ao sol sem a devida proteção. A sensação de calor e a promessa de uma pele dourada foram tentadoras demais, e acabei deixando de lado os cuidados essenciais”, confessou. 

Segundo Taisa, os danos causados pela exposição ao sol em excesso passaram a comprometer o seu dia a dia. “Minha pele começou a descamar intensamente, acompanhada por uma dor incômoda e vermelhidão. A descamação era tão desconfortável que afetava minhas atividades diárias e a qualidade do meu sono. Aprendi da maneira mais difícil”, contou.

Tags

Notícias Relacionadas