Cãibras musculares: Entenda as causas dessas contrações involuntárias
Alongamentos e hidratação podem ajudar no combate das cãibras
Foto: Freepik
Nas últimas semanas circulou nas redes sociais um vídeo de cãibras extremas e involuntárias na panturrilha de uma mulher. As imagens foram divulgadas pelo anestesiologista do Hospital da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, Paul Wischmeyer.
"Se contorce como uma criatura alienígena”, disse Wischmeyer. Nas imagens é possível ver um endurecimento visível do músculo da paciente. Na legenda do vídeo do médico explicou: “Cãibra nas pernas é um episódio de dor súbita nos músculos da perna, causada por uma contração (encurtamento) involuntária e forçada daquele músculo que não relaxa. O vídeo mostra um endurecimento visível e palpável do músculo envolvido. A maioria das cãibras ocorre nos músculos da panturrilha e, menos comumente, nos pés e coxas e pode durar de alguns segundos a 10-15 minutos. São extremamente comuns e podem ser muito frustrantes tanto para o paciente como para o médico, em parte porque a maioria dos casos de cãibras nas pernas são idiopáticas (causa desconhecida). ”, disse.
O que são cãibras?
A cãibra, ou câimbra, são contrações intensas e dolorosas que podem surgir de forma inesperada e que afetam muitas pessoas em vários momentos do dia a dia. Essas contrações podem acontecer em diversos contextos como: prática de atividade física e períodos de descanso. Elas podem ocorrer em qualquer músculo do corpo, mas são mais comuns nas pernas. As causas são desconhecidas e geralmente as cãibras não são graves e duram menos de 10 minutos, porém, se surgirem mais de uma vez por dia podem demorar mais de 10 minutos para passar.
Quais são as causas das cãibras?
Essas contrações involuntárias podem atingir qualquer pessoa e têm uma série de causas possíveis que podem variar a depender do indivíduo. A compreensão das causas das cãibras pode ajudar na prevenção e no tratamento deste desconforto.
- A desidratação é uma das causas mais comuns das cãibras. O não recebimento adequado de líquidos no corpo faz com que a concentração de eletrólitos no sangue, como potássio, magnésio e cálcio, seja alterada. Esses eletrólitos são essenciais para a função muscular e a falta de hidratação pode causar cãibras;
- Outra causa comum é o esforço físico intenso. Durante atividades físicas os músculos podem ficar fadigados e sobrecarregados e a combinação deste esforço e a necessidade de recuperação pode levar aos espasmos físicos. Além disso, a falta de preparação física e aquecimento podem ser um fator determinante;
- A permanência na mesma posição por um longo período também pode contribuir para o surgimento das cãibras. Isso porque a tensão acumulada no músculo devido à postura pode desencadear contrações involuntárias.
- Problemas circulatórios e a deficiência nutricional também são causas comuns para as cãibras. Afinal, quando o fluxo sanguíneo para um determinado músculo é comprometido podendo causar contrações involuntárias. A falta de alguns nutrientes também pode afetar a função muscular e levar a espasmos.
- Algumas condições medicas frequentes também podem contribuir para as cãibras. Doenças como diabetes, distúrbios neuromusculares e problemas hormonais podem afetar a função muscular e aumentar o acontecimento desses espasmos.
- A gravidez também é um fator que contribui para as cãibras, principalmente no final da gestação, isso acontece devido as alterações hormonais e diminuição da circulação sanguínea que ocorre neste momento da vida da mulher.
Como aliviar a cãibra?
Embora sejam inofensivas e passageiras, existem algumas técnicas que podem ajudar a aliviar a dor e promover a recuperação. Confira:
- O alongamento deve ser uma das primeiras ações que deve ser tomada ao surgir a cãibra. Isso ajuda a diminuir e aliviar a tenção e relaxar o músculo.
- Massagear o músculo afetado também colabora com o processo de recuperação;
- Aplicar compressas mornas ou geladas no músculo assim que a cãibra começar;
- Elevar o local afetado até a melhora dos sintomas;
Não existe um tratamento específico, mas essas medidas ajudam a aliviar essas contrações involuntárias.
A cãibra pode ser grave?
Em sua maioria, a cãibra não é um problema grave, porém existem alguns casos que devem ser observados. Veja abaixo alguns sinais que podem indicar a necessidade de uma consulta médica:
- Não alívio das dores após 10 minutos;
- Inchaço e vermelhidão no local;
- Fraqueza no músculo após a cãibra;
- Cãibras em muita quantidade em poucos dias.
Em casos persistentes ou graves é indicado procurar um médico clínico para a realização de exames e avaliação detalhada.