NotíciasSaúdeAnvisa autoriza testes da 1ª vacina contra hanseníase no Brasil

Anvisa autoriza testes da 1ª vacina contra hanseníase no Brasil

Fiocruz foi escolhida como instituição responsável pelos testes da vacina no país

| Autor: Redação / Varela Net

Foto: Bio-Manguinhos / Fiocruz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta segunda-feira (14), o início dos testes com a vacina LepVax, que está sendo desenvolvida contra a hanseníase.

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi designado a conduzir o ensaio clínico da vacina, e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) atua como patrocinador.

A Fiocruz foi escolhida para liderar os testes devido à sua extensa contribuição científica no campo da hanseníase, incluindo pesquisas e atendimento a pacientes por meio do Serviço de Referência Nacional em Hanseníase.

O Brasil é o segundo país com maior número de casos de hanseníase no mundo, atrás apenas da Índia. Em dez anos, de 2014 a 2023, foram quase 245 mil novas infecções, segundo o Ministério da Saúde. Apenas em 2023, foram 22.773 novos casos.

Embora o tratamento esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e a doença tenha cura, muitos casos são diagnosticados tardiamente, quando os danos já comprometem a qualidade de vida e a capacidade de trabalho dos pacientes. Caso os resultados sejam positivos, a vacina poderá, no futuro, integrar o calendário nacional de imunizações.

Tags

Notícias Relacionadas