Anvisa autoriza testes da 1ª vacina contra hanseníase no Brasil
Fiocruz foi escolhida como instituição responsável pelos testes da vacina no país
Foto: Bio-Manguinhos / Fiocruz
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta segunda-feira (14), o início dos testes com a vacina LepVax, que está sendo desenvolvida contra a hanseníase.
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi designado a conduzir o ensaio clínico da vacina, e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) atua como patrocinador.
A Fiocruz foi escolhida para liderar os testes devido à sua extensa contribuição científica no campo da hanseníase, incluindo pesquisas e atendimento a pacientes por meio do Serviço de Referência Nacional em Hanseníase.
O Brasil é o segundo país com maior número de casos de hanseníase no mundo, atrás apenas da Índia. Em dez anos, de 2014 a 2023, foram quase 245 mil novas infecções, segundo o Ministério da Saúde. Apenas em 2023, foram 22.773 novos casos.
Embora o tratamento esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e a doença tenha cura, muitos casos são diagnosticados tardiamente, quando os danos já comprometem a qualidade de vida e a capacidade de trabalho dos pacientes. Caso os resultados sejam positivos, a vacina poderá, no futuro, integrar o calendário nacional de imunizações.