NotíciasPolítica"Parece estar do outro lado", diz Casa Branca após ida de Bolsonaro à Rússia

"Parece estar do outro lado", diz Casa Branca após ida de Bolsonaro à Rússia

Jen Psaki fez comentário na última sexta-feira (18), após a visita do presidente brasileiro à Rússia diante de uma grave crise diplomática

| Autor: Redação
"Parece estar do outro lado", diz Casa Branca após ida de Bolsonaro à Rússia

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, se manifestou após a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia, na última semana. 

Segunda Psaki, o Brasil "parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global", diante da crise diplomática protagonizada pela Rússia, Ucrânia e Estados Unidos. Bolsonaro esteve no território russo e teve uma reunião com o presidente Vladmir Putin. 

"Eu diria que a vasta maioria da comunidade global está unida em uma visão compartilhada, de que invadir um outro país, tentar tirar parte do seu território, e aterrorizar a população, certamente não está alinhado com valores globais e, então, acho que o Brasil parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global.", disse. 

A Rússia chegou a enviar tropas para a fronteira com a Ucrânia, que esteve sob ameaça de uma possível invasão. O governo americano ainda mostrou irritação com a declaração de Bolsonaro a Putin de que o Brasil estaria solidário com a Rússia. 

"O momento em que o presidente do Brasil se solidarizou com a Rússia, enquanto as forças russas estão se preparando para potencialmente lançar ataques a cidades ucranianas, não poderia ter sido pior. Isso mina a diplomacia internacional destinada a evitar um desastre estratégico e humanitário, bem como os próprios apelos do Brasil por uma solução pacífica para a crise", disse a porta-voz.

Tags

Notícias Relacionadas