Bolsonaristas fazem vigília na Câmara contra prisão de Bolsonaro e pedem impeachment de Moraes
Deputados de partidos como PL, União e Novo passaram a madrugada em protesto e prometem obstrução total dos trabalhos

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Deputados federais da oposição e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram uma vigília na Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (5) e permaneceram no local durante toda a madrugada desta quarta-feira (6). O ato é um protesto contra a possível prisão de Bolsonaro e em defesa do impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Segundo relatos dos próprios parlamentares, a mobilização é parte de uma estratégia de “obstrução total” das atividades legislativas. “Vamos parar de fato a Câmara até que a anistia seja pautada e que a gente saia, obviamente, desse cenário de tirania esquisita”, declarou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em vídeo publicado nas redes sociais.
A manifestação contou com a presença de deputados do PL, Novo, União Brasil e Progressistas (PP). Entre os nomes que passaram a madrugada no Congresso estão Marcel Van Hattem (Novo-RS), Luciano Zucco (PL-RS), Ubiratan Sanderson (PL-RS), Luiz Lima (Novo-RJ) e Marco Feliciano (PL-SP).
Os parlamentares revezaram turnos para garantir presença contínua no plenário. Eles também têm feito forte mobilização nas redes sociais, defendendo anistia para manifestantes presos após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e criticando o que chamam de “perseguição política” a Bolsonaro.