Na China, Jerônimo Rodrigues participa de reunião sobre ponte Salvador-Itaparica
Governador está na Ásia desde o dia 31 março em busca de investimentos para a Bahia
Foto: Divulgação/GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu nesta terça-feira (4) com o o presidente adjunto da China Communications Construction Company (CCCC), Sun Liqiang, para discutir aspectos técnicos e financeiros da ponte Salvador-Itaparica. O encontro aconteceu na sede da CCCC, em Pequim, onde o baiano está desde o último dia 31 de março.
Segundo Jerônimo, a elevação no preço dos materiais de construção, acometida pla pandemia da Covid-19 e guerra da Ucrânia, foi uma das principais pautas da reunião. "Com a pandemia e a inflação, vai ser preciso reequilibrar os preços e a captação de recursos para o financiamento da ponte", explicou.
Ainda de acordo com o governador, passos importantes para a obra já foram dados, como a liberação de R$3 bilhões pelo Banco do Nordeste e a negociação avançada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e um banco Chinês para o finaciamento da ponte.
"Foi uma reunião produtiva, tratamos do aspecto técnico e financeiro. Foi mais uma etapa e podemos acenar na expectativa de que, nos próximos meses, teremos boas novidades fruto dessas reuniões aqui na China", afirmou o governador da Bahia.
Executivos chineses e os secretários estaduais Angelo Almeida, de Desenvolvimento Econômico, e André Joazeiro, de Ciência e Tecnologia também estavam presentes na reunião. O secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, e o presidente da Concessionária, Cláudio Villas Boas, participaram virtualmente.