Lula se reunirá com Xi Jinping em maio durante tensão comercial entre China e EUA
Encontro entre os presidentes do Brasil e da China ocorrerá no dia 13 de maio, em meio à escalada da guerra tarifária entre Pequim e Washington

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem reunião marcada com o presidente chinês, Xi Jinping, no próximo dia 13 de maio. O encontro ocorre em um momento de intensificação das disputas comerciais entre a China e os Estados Unidos, acirradas por novas medidas tarifárias impostas por Washington.
A informação foi confirmada por Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, que enfatizou que a viagem de Lula já havia sido definida "antes dessas ações do presidente Donald Trump", em referência ao endurecimento da política econômica norte-americana em relação ao país asiático.
Segundo Amorim, os detalhes da pauta bilateral ainda estão sendo definidos, mas o encontro é considerado estratégico para os dois países, especialmente no atual contexto geopolítico.
"É o maior parceiro comercial do Brasil. O Brasil é o maior na América Latina para eles. Dois chefes de Estado, dois países importantes, membros dos Brics, parceiros também em propostas de paz para um dos maiores conflitos atuais. É natural", destacou o embaixador.
A aproximação entre Brasil e China tem se intensificado nos últimos anos, com foco em acordos econômicos, parcerias tecnológicas e iniciativas conjuntas em fóruns internacionais como os BRICS. A expectativa é que, além de questões comerciais, temas como a guerra na Ucrânia e o papel dos dois países em processos de mediação internacional também estejam na mesa de negociação.