Lula diz que Lira quer tirar poderes presidenciais e controlar orçamentos
Fala do ex-presidente ocorreu nesta terça-feira (3)
Foto: Ricardo Stucker/Instituto Lula
Nesta terça-feira (3), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas a Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula afirmou que Lira quer virar o “imperador do Japão”, ao defender o semipresidencialismo, tirar poderes do presidente da República e ter total controle sobre o orçamento.
“Se a gente não eleger uma maioria de senadores comprometidos com o discurso que temos aqui, a gente ganha as eleições e o atual presidente da Câmara continua como imperador. Ele já está querendo criar o semipresidencialismo. Ele já quer tirar o poder do presidente para que o poder fique na Câmara dos Deputados”, avaliou Lula.
“Ele age como se fosse o imperador do Japão. O que ele quer é poder mandar, inclusive, na administração do orçamento, que é aprovado pela Câmara, que é aprovado pelo Congresso. O orçamento tem que ser administrado pelo governo e é para isso que o governo é eleito. E é o governo que decide dar cumprimento ao orçamento aprovado pela Câmara, em função do regramento financeiro do estado brasileiro”, enfatizou o petista.