Papa Francisco segue em recuperação após crises respiratórias
Pontífice de 88 anos apresentou episódios de insuficiência respiratória e segue em repouso, segundo o Vaticano

Foto: Tiziana FABI / AFP
O Papa Francisco, de 88 anos, permanece sob cuidados médicos após enfrentar dois episódios de insuficiência respiratória aguda. Segundo o Vaticano, o pontífice teve uma noite tranquila e segue em repouso nesta terça-feira (4).
Na segunda-feira (3), Francisco precisou do auxílio de equipamentos para respirar, mas sem necessidade de intubação.
"Hoje, [segunda] o Santo Padre apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causada por acúmulo significativo de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo. Foram então realizadas duas broncoscopias com necessidade de aspiração de secreções abundantes. À tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva. O Santo Padre sempre se manteve vigilante, orientado e colaborativo. O prognóstico permanece reservado", informou o Vaticano.
Internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, Francisco inicialmente foi diagnosticado com bronquite, mas a condição se agravou e evoluiu para pneumonia em ambos os pulmões.
Esta é a ausência mais prolongada do Papa desde o início de seu pontificado, em março de 2013. Ainda não há previsão oficial para sua recuperação completa.
A Santa Sé destacou que o prognóstico continua reservado, o que significa que o estado de saúde do pontífice requer atenção intensiva, e a evolução do quadro ainda é incerta.