NotíciasMundoMoeda russa desaba e taxa de juros dispara após invasão à Ucrânia e sanções

Moeda russa desaba e taxa de juros dispara após invasão à Ucrânia e sanções

Banco Central da Rússia elevou juros de 9,5% para 20%. Sistema financeiro do país corre risco de quebra

| Autor: Redação

Foto: Reprodução / Pixabay

A população russa vive um turbilhão econômico nos últimos dias. A invasão da tropas à Ucrânia e as sanções adotadas por diversos países trouxeram impacto negativo e desvalorização da moeda. 

O rublo, moeda russa, que já apresentava desvalorização com relação ao dólar desde a última semana, chegou a uma queda acentuada de 30% nesta segunda-feira (28). Na tentativa de estabilizar a moeda, o Banco Central Russo elevou a taxa de juros de 9,5% para 20%. A recomendação é de que as empresas de exportação se preparem para a necessidade de vendas em moeda estrangeira. O mercado de ações do país também está fechado nesta segunda-feira. 

Ainda por causa das sanções e do cenário de incertezas, os russos estão fazendo longas filas para sacarem o dinheiro nas contas bancárias, o que traz sérios riscos ao sistema financeiro do país, inclusive de quebra. O banco Sberbank, um dos maiores da Rússia, já sofre com a tensão da possível quebra de suas filiais europeias. Em países como Croácia e Eslovênia, além da Áustria, sede da versão europeia, registraram "saídas de depósitos signiticativas como resultado do impacto das tensões geopolíticas", afirmou o Banco Central Europeu (BCE). 

Tags

Notícias Relacionadas