Brasileiro é vítima de xenofobia na cidade de Braga, em Portugal
No momento da agressão, o brasileiro estava em uma cafeteria conversando com o proprietário do estabelecimento
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O engenheiro civil pernambucano Saulo Jucá foi vítima de xenofobia na cidade de Braga, em Portugal, onde mora. Ele foi chutado no rosto e nas costelas, no último sábado (10). Neste mesmo dia, é comemorado no país o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, feriado nacional. As informações são do g1.
No momento da agressão, o brasileiro estava em uma cafeteria conversando com o proprietário do estabelecimento.
"Eu notei um movimento estranho do outro lado da rua. Tinha um homem visivelmente embriagado acompanhado da mãe, que não queria que ele bebesse. Era o Dia de Portugal, e eu nem sabia disso. Entrei no café porque não achei uma 'vibe' boa. Ele notou pelo meu sotaque que eu era brasileiro", contou Saulo em depoimento ao g1.
Na sequência, o português, que estava acompanhado da mãe, perguntou qual era a nacionalidade de Saulo. Assim que ele respondeu que era brasileiro, o suspeito iniciou as agressões. “Enquanto ele me batia, a mãe dele dizia ‘você vai ser preso de novo’. Isso aconteceu entre as 20h e as 21h. Depois disso, eu fui socorrido por uma ambulância, e a polícia chegou na sequência. Eu não cheguei a ver os policiais, porque o socorro veio primeiro”, explicou.
O engenheiro civil precisou ficar internado em um hospital da região até o fim da manhã do domingo (11). Ele ainda precisará de mais três semanas para se recuperar dos ferimentos. Quando recebeu alta médica, Saulo procurou uma delegacia para registrar a denúncia.
“Eu vou colocar um advogado para cuidar do caso. Existem imagens das câmeras do local e o ataque foi filmado”, declarou o brasileiro.