NotíciasJustiçaSTF retoma julgamento do 'Núcleo 4' da suposta trama golpista nesta terça-feira (21)

STF retoma julgamento do 'Núcleo 4' da suposta trama golpista nesta terça-feira (21)

Sete réus são acusados pela PGR de tentativa de golpe de Estado e outros crimes

| Autor: Redação - Varela Net
STF retoma julgamento do 'Núcleo 4' da suposta trama golpista nesta terça-feira (21)

Foto: Gustavo Moreno

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da Primeira Turma, retoma nesta terça-feira (21) o julgamento do chamado “Núcleo 4” da suposta trama golpista. Ao todo, sete réus acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentativa de golpe de Estado serão analisados na ação penal.

A turma é composta pelos ministros Flávio Dino (presidente), Alexandre de Moraes (relator), Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux.

O julgamento — que terá quatro sessões presenciais — já concluiu as etapas dos dias 14 e 15 de outubro. Restam agora as sessões de 21 e 22 de outubro.

Os réus são:

  • Ailton Moraes Barros, ex-major do Exército
  • Ângelo Denicoli, major da reserva do Exército
  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal
  • Giancarlo Rodrigues, subtenente do Exército
  • Guilherme Almeida, tenente-coronel do Exército
  • Marcelo Bormevet, agente da Polícia Federal
  • Reginaldo Abreu, coronel do Exército

Eles respondem pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Durante a votação, qualquer ministro pode pedir vista do processo — ou seja, solicitar mais tempo para análise. Nesse caso, o julgamento é suspenso por até 90 dias.

Entretanto, a possibilidade é considerada pouco provável, já que nem mesmo no julgamento mais polêmico, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), houve pedido de vista.

O Núcleo 4 é o segundo grupo a ser julgado no âmbito da Ação Penal 2694. O julgamento do Núcleo 1 foi concluído em 11 de setembro, com a condenação de todos os oito réus, incluindo Bolsonaro. Já o Núcleo 3, composto por dez réus, terá início em 11 de novembro e deve se estender até o dia 19 do mesmo mês.

Tags

Notícias Relacionadas