Praia do Forte: Caso de Injúria Racial é compartilhado nas redes
Gerente de Loja em Praia do Forte deve ser indiciada por gravação de falas preconceituosas
Foto: Reprodução
Um áudio que viralizou nas redes sociais nesta última segunda (2) mostra falas racistas de uma gerente de uma loja na Praia do Forte. No áudio, a mulher fala mal do cabelo de uma funcionária com quem trabalhou ainda em 2022.
“Ela é negra mesmo, cor de disco. Se ela alisa o cabelo, fica muito artificial porque ela é negra 'tifunzinha'”, a gerente, que não teve a identidade compartilhada disse. “Se ela botasse o cabelo natural, ia ficar bonita. Então, força muito porque nunca vi negro ter cabelo liso”
O áudio veio à tona depois que Vanessa Ribeiro, 26, decidiu denunciar a fala racista da gerente na Delegacia da Polícia Ambiental na Praia do Forte. Segundo a jovem, essa não foi a primeira vez que foi vítima de racismo pela mesma pessoa: a gerente já tinha falado com a própria Vanessa sobre seu cabelo.
Vanessa trabalhou na loja de 2021 a 2022, e as falas da gerente que aparecem no áudio foram gravadas após esse período. Segundo a jovem, comentários maldosos sobre sua pessoa continuaram a ser compartilhados pela gerente.
Pelo site do Correio, Vanessa alegou que saiu da loja depois de ser despedida sem motivos. “Se ela botasse o cabelo natural, ia ficar bonita. Então, força muito porque nunca vi negro ter cabelo liso”, comentou a jovem.
A delegacia em que Vanessa fez o Boletim de Ocorrência compartilhou que o processo de investigação já foi iniciado e a suposta autora já foi intimada e será interrogada.
Confira o Áudio compartilhado pelo perfil do Correio: