Justiça italiana tem 48 horas para decidir futuro de Carla Zambelli, presa em Roma
Deputada estava foragida desde sua condenação pelo STF

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
A Justiça da Itália deve se posicionar nas próximas 48 horas sobre o destino da deputada federal brasileira Carla Zambelli, que foi presa na última terça-feira (29) em Roma. A prisão ocorreu por ação da polícia italiana em parceria com a Polícia Federal (PF) do Brasil, conforme comunicado do Ministério da Justiça brasileiro.
Durante a audiência com as autoridades judiciais italianas, quatro possíveis decisões estão em avaliação: manter a parlamentar sob custódia, conceder prisão domiciliar, libertá-la ou autorizar o início do processo de extradição. Como Zambelli possui cidadania italiana, existe a possibilidade de o país optar por não extraditá-la. Contudo, se a extradição for aprovada, ela será enviada de volta ao Brasil para cumprir a pena de 10 anos imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A deputada estava foragida desde sua condenação pelo STF, relacionada à participação na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. Após deixar o Brasil em maio, ela passou pelos Estados Unidos antes de se estabelecer na Itália.