NotíciasJustiçaJustiça condena governo Lula a indenizar Bolsonaro e Michelle por danos morais

Justiça condena governo Lula a indenizar Bolsonaro e Michelle por danos morais

Advocacia Geral da União (AGU) vai recorrer da decisão.

| Autor: Redação

Foto: Marcos Corrêa/PR

A 17ª Vara Federal no Distrito Federal decidiu, na última segunda-feira (9), condenar o governo Lula a pagar R$ 15 mil em indenização por danos morais ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A decisão foi assinada pelo juiz Diego Câmara e está relacionada ao caso do suposto sumiço e posterior localização de móveis do Palácio da Alvorada.

No início de janeiro de 2023, a primeira-dama Janja havia declarado que o Palácio da Alvorada estava em mau estado de conservação e que faltavam móveis "originais" do local. O presidente Lula, por sua vez, alegou que, ao iniciar seu governo, encontrou o local em condições precárias e que teve que viver em um hotel de Brasília.

Ele também afirmou, sem apresentar provas, que os ex-ocupantes do Alvorada teriam “levado tudo”, uma afirmação que foi posteriormente refutada, pois os móveis que teriam sumido foram encontrados no final daquele ano.

O juiz Diego Câmara, ao proferir a decisão, destacou que os itens em questão sempre estiveram sob a guarda da União durante todo o período indicado, caracterizando um "dano à honra objetiva e subjetiva" de Jair e Michelle Bolsonaro.

A Advocacia Geral da União (AGU) anunciou que vai recorrer da decisão.


 

Tags

Notícias Relacionadas