Bolsonaro pode ser enviado ao presídio da Papuda na próxima semana, afirmam aliados
A transferência do ex-presidente deve ser determinada pelo Supremo Tribunal Federal

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República |Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Segundo informações da coluna de Paulo Capelli, do jornal Metrópoles, aliados de Jair Bolsonaro acreditam que o ex-presidente pode ser transferido para o presídio da Papuda, em Brasília, na próxima semana. A transferência seria uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) após a provável rejeição dos embargos de declaração apresentados pela defesa de Bolsonaro.
De acordo com interlocutores do ex-presidente, os ministros da Suprema Corte entendem a prisão em regime fechado como um símbolo do julgamento sobre a trama golpista. Um familiar de Bolsonaro teria classificado a possível transferência como uma tentativa de “humilhar” e “desgastar” o ex-chefe do Palácio do Planalto.
No entanto, a expectativa de pessoas próximas é que Bolsonaro permaneça apenas algumas semanas no presídio e depois retorne à prisão domiciliar, já que ele enfrenta problemas de saúde decorrentes da facada de 2018, além do diagnóstico de câncer de pele neste ano.
Por sua vez, o STF diverge em relação à transferência do ex-presidente para o presídio. Um ministro com contato com Alexandre de Moraes defende a manutenção do regime domiciliar. Ao contrário dele, Moraes defende o envio de Bolsonaro à Papuda, em cela especial com televisão, ar-condicionado e paredes brancas.
Condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe e outros crimes, Bolsonaro também responde por descumprimento de medidas cautelares em outro processo.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


