Rogério Ceni explica planejamento diferente para jogo na altitude; entenda
O Bahia enfrentará o The Strongest pela Libertadores no dia 18 de fevereiro
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
O EC Bahia terá seu maior desafio do ano, já no dia 18, uma terça-feira, pela Copa da Libertadores. Na ocasião, o time baiano irá para a Bolívia enfrentar o The Strongest válido pela primeira fase da competição, às 21h30 (de Brasília).
Em entrevista coletiva pós-clássico BA-VI, o técnico Rogério Ceni explicou para a imprensa o planejamento do Tricolo para jogar no estádio Hernando Siles, que fica a 3.640 metros de altitude na cidade de La Paz, na Bolívia. A ideia é subir para a capital boliviana em horário próximo ao jogo.
"Está sendo feita uma preparação pós-treino, pós-jogo, com máscaras, tudo, para tentar simular um pouco da perda de oxigênio. Não sei se funciona ou não, não tive a experiência. Se ganha, funciona, se não ganha, não funciona. Vamos chegar em cima da hora do jogo, vamos ficar provavelmente em Santa Cruz de La Sierra, onde pousamos e chegamos poucas horas antes do jogo para ter o menor efeito possível", afirmou o treinador.
Essa estratégia adotada é ideia de Ceni, o qual vivenciou experiências iguais a essa enquanto jogador. Vale lembrar, enquanto goleiro, Ceni conquistou as Libertadores de 1993 e 2005 pelo São Paulo.
Rogério ainda acrescenta: "Algumas vezes já joguei, e uma vez fiquei [por mais tempo na altitude], dá dor de cabeça. Devemos chegar bem próximo ao jogo, fazer o jogo e voltarmos. Concentrar no jogo em si. Mas a estratégia, todas que fiz, foi assim, e o clube optou que seja assim. Na volta, a gente faz uma parada técnica em Santa Cruz de La Sierra e volta direto para Salvador"
JOGOS QUE ANTECEDEM ENTRAM NO PLANEJAMENTO
Os jogos que acontecerão antes da partida na Bolívia, irão ter uma alternação entre os times titulares para evitar o desgaste físico.
O próximo jogo, aliás, já será disputado às 19h desta quarta-feira (05), contra o Juazeirense, no Adauto Moraes, pela segunda rodada da Copa do Nordeste.
"Agora nós vamos ter esse jogo em Juazeiro, viagem de volta pesada, mais distante. Vamos analisar cada jogo, vamos usar mais ou menos o mesmo critério da última viagem. Alguns ficam aqui se preparando para o jogo do fim de semana para a gente mesclar o que pode nessas três próximas rodadas e condicionar todos para daí fazer as escolhas necessárias para o jogo fora de casa [Libertadores], que demanda da parte física", explicou Ceni.
Já para o jogo de volta, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, que ocorrerá no dia 25 deste mês, se a altitude exigirá um time mais físico, a tendência é adotar um estilo mais técnico.
"E para o jogo da volta, depois, pode mudar a característica, onde você é mais dominante, times distintos. A tendência é que a gente tenha mais jogadores que fiquem aqui se preparando. Depois, Colo-Colo, América-RN e Barcelona. Vamos arriscar um pouco nesse jogo fora de casa [poupar contra o Juazeirense] para ter o melhor time nos três próximos jogos, sem desgastar todo mundo, e aí a gente faz as escolhas para o The Strongest", ressaltou.