NotíciasEsporteCBF afasta árbitros de Sport x Palmeiras e Inter x Cruzeiro após polêmicas no Brasileirão

CBF afasta árbitros de Sport x Palmeiras e Inter x Cruzeiro após polêmicas no Brasileirão

Os Ceos de Cruzeiro e Sport se manifestaram após os jogos

| Autor: Redação

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (7) o afastamento das equipes de arbitragem dos jogos Sport x Palmeiras e Internacional x Cruzeiro, válidos pela segunda rodada do Brasileirão. As partidas, disputadas no último domingo (6), foram marcadas por decisões controversas que geraram revolta entre torcedores e dirigentes. Em Recife, um pênalti duvidoso nos acréscimos, marcado por Bruno Arleu de Araújo e confirmado pelo VAR de Rodrigo Nunes de Sá, garantiu a vitória do Palmeiras por 2 a 1. Em Porto Alegre, Marcelo de Lima Henrique expulsou o zagueiro Jonathan Jesus, do Cruzeiro, aos 20 minutos do primeiro tempo, em um lance que muitos consideraram equivocado, contribuindo para a goleada de 3 a 0 do Inter.

A decisão da CBF veio após um parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que apontou “equívocos” nas atuações das equipes de campo e do VAR. “Foi um assalto à mão armada”, disparou Alexandre Mattos, CEO do Cruzeiro, enquanto o vice-presidente do Sport, Guilherme Falcão, foi ainda mais longe: “Está na hora de importar árbitros, porque os nossos não estão à altura do Brasileirão.” A medida abrange árbitros, assistentes e responsáveis pelo VAR, incluindo nomes como Daiane Muniz, que não pediu revisão do lance em Porto Alegre, e os assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha, de Recife. A CBF informou que os profissionais passarão por novas instruções, mas a falta de um prazo para retorno deixou torcedores céticos sobre a efetividade da punição.

Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, tentou explicar a decisão: “O afastamento não é só punição, é para cuidar dos árbitros, instruí-los e alinhar o VAR com o campo.” Além disso, a CBF anunciou um treinamento intensivo para os árbitros da Série A, que começa na próxima segunda (14), no Rio de Janeiro, com simulações de jogo e uso de VAR. A iniciativa faz parte de um projeto de profissionalização da categoria, prometido pelo presidente Ednaldo Rodrigues em fevereiro. No entanto, a medida não acalmou os ânimos: torcedores do Sport e do Cruzeiro, nas redes sociais, chamaram o afastamento de “perfumaria”, cobrando mudanças mais profundas na arbitragem brasileira, como maior transparência e critérios mais rigorosos para escalas.

Tags

Notícias Relacionadas