NotíciasEconomiaEm primeiro mandato de Lula, picanha fica 10% mais barata

Em primeiro mandato de Lula, picanha fica 10% mais barata

Uma das promessas de campanha do presidente a picanha apresentou redução no preço

| Autor: Redação

Foto: Reprodução

O preço da picanha apresentou uma redução de -10,69% no acumulado do ano durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esses dados foram divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA).

A valorização de uma das carnes mais nobres foi uma das questões abordadas pelo presidente durante as eleições de 2022. Na ocasião, ele reiterou seu compromisso de diminuir o preço da picanha, visando possibilitar que as famílias realizem seus churrascos com esse item. Outra promessa de Lula relaciona-se à redução do preço da cerveja, que, no entanto, registrou um aumento de 5,29%.

O grupo "Alimentação e Bebidas" apresentou um aumento de 1,03%, sendo influenciado pela diminuição nos preços dos alimentos consumidos em casa (-0,52%). O subitem "carnes" registrou uma queda de -0,27 ponto percentual. O IBGE divulgou hoje os resultados da inflação no país, que alcançou um crescimento de 4,62% no acumulado de 2023.

Adicionalmente, a bebida consumida fora de casa, em locais como bares, também teve um aumento de preço. Os valores da cerveja fora do domicílio subiram 5,23% no acumulado de 2023 do IPCA, apesar de ter sido menor do que em 2022 (6,42%).
 

Tags

Notícias Relacionadas