Workshop gratuito aprimora a história e o empreendedorismo têxtil de Salvador
“Adire, Aso-oke, Ankara e outros: A história dos tecidos tradicionais da Nigéria” acontece neste sábado (23), às 14h, no MUNCAB

Foto: Cristian Carvalho / MUNCAB
O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), em parceria com o Goethe-Institut Salvador-Bahia, irá realizar o workshop “Adire, Aso-oke, Ankara e outros: A história dos tecidos tradicionais da Nigéria”, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre tecidos africanos. A atividade é gratuita e acontece neste sábado (23), às 14h.
O workshop será ministrado pela renomada especialista nigeriana, escritora e consultora de negócios, Aduke Gomez. Os participantes terão a oportunidade de aprimorar os significados sociais e históricos dos tecidos tradicionais nigerianos e seu impacto na formação da identidade afro-brasileira.
Serão discutidas estratégias para o aproveitamento do potencial econômico dos tecidos na moda e nos negócios locais, além da sua importância para a identidade e o fortalecimento do empreendedorismo negro. “Salvador, reconhecida por sua rica tradição afro-brasileira, abriga uma comunidade de afroempreendedores que desenvolvem produtos e acessórios inspirados na cultura africana. Durante o workshop, Gomez apresentará como os participantes podem aplicar o conhecimento adquirido para criar ou expandir negócios que celebrem essas tradições”, explica Jamile Coelho, diretora artística do MUNCAB.
SERVIÇO:
"Workshop Adire, Aso-oke, Ankara e Outros: A História dos Tecidos Tradicionais da Nigéria"
Quando: 23 de novembro de 2024, às 14h
Onde: MUNCAB - Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico de Salvador
Inscrições gratuitas:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAJ2sboM5LpFB6GlOdXkgICRopb4zZwZorJMyIzcymI0gT0w/viewform
Classificação indicativa: 18 anos
Sobre a facilitadora
Aduke Gomez é uma referência na promoção da cultura e do empreendedorismo na Nigéria. Com formação em Direito, ela alia sua experiência jurídica à consultoria para fomentar negócios criativos e culturais. Atua como presidente do Comitê Diretor do Art4Life, iniciativa do Ministério da Saúde do Estado de Lagos que integra arte à assistência médica, e faz parte do Conselho Consultivo da Open House Lagos e da Bienal de Lagos. Além disso, é membra do Comitê de Carnaval de Lagos e da Lagos Studies Association. Como escritora, Gomez publicou coleções de poemas e livros infantis apresentados em festivais literários na Nigéria e em Gana, destacando-se como uma voz ativa na valorização das culturas africanas.
Sobre o MUNCAB
O MUNCAB (Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira) é um importante centro de preservação, produção e difusão da cultura afro-brasileira, diaspórica e africana nas Américas, sediado na cidade de Salvador, posicionada como a capital afro do mundo. O equipamento tem um papel fundamental no diálogo e intercâmbio das artes contemporâneas entre os países africanos e o Brasil. É gerido pela AMAFRO (Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira), uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 15 de março de 2002.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


