NotíciasEconomiaWorkshop gratuito aprimora a história e o empreendedorismo têxtil de Salvador

Workshop gratuito aprimora a história e o empreendedorismo têxtil de Salvador

“Adire, Aso-oke, Ankara e outros: A história dos tecidos tradicionais da Nigéria” acontece neste sábado (23), às 14h, no MUNCAB

| Autor: Redação Varela Net

Foto: Cristian Carvalho / MUNCAB

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), em parceria com o Goethe-Institut Salvador-Bahia, irá realizar o workshop “Adire, Aso-oke, Ankara e outros: A história dos tecidos tradicionais da Nigéria”, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre tecidos africanos. A atividade é gratuita e acontece neste sábado (23), às 14h.

O workshop será ministrado pela renomada especialista nigeriana, escritora e consultora de negócios, Aduke Gomez.  Os participantes terão a oportunidade de aprimorar os significados sociais e históricos dos tecidos tradicionais nigerianos e seu impacto na formação da identidade afro-brasileira.

Serão discutidas estratégias para o aproveitamento do potencial econômico dos tecidos na moda e nos negócios locais, além da sua importância para a identidade e o fortalecimento do empreendedorismo negro. “Salvador, reconhecida por sua rica tradição afro-brasileira, abriga uma comunidade de afroempreendedores que desenvolvem produtos e acessórios inspirados na cultura africana. Durante o workshop, Gomez apresentará como os participantes podem aplicar o conhecimento adquirido para criar ou expandir negócios que celebrem essas tradições”, explica Jamile Coelho, diretora artística do MUNCAB.


SERVIÇO:

"Workshop Adire, Aso-oke, Ankara e Outros: A História dos Tecidos Tradicionais da Nigéria"
Quando: 23 de novembro de 2024, às 14h
Onde: MUNCAB - Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico de Salvador
Inscrições gratuitas:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAJ2sboM5LpFB6GlOdXkgICRopb4zZwZorJMyIzcymI0gT0w/viewform
Classificação indicativa: 18 anos

Sobre a facilitadora

Aduke Gomez é uma referência na promoção da cultura e do empreendedorismo na Nigéria. Com formação em Direito, ela alia sua experiência jurídica à consultoria para fomentar negócios criativos e culturais. Atua como presidente do Comitê Diretor do Art4Life, iniciativa do Ministério da Saúde do Estado de Lagos que integra arte à assistência médica, e faz parte do Conselho Consultivo da Open House Lagos e da Bienal de Lagos. Além disso, é membra do Comitê de Carnaval de Lagos e da Lagos Studies Association. Como escritora, Gomez publicou coleções de poemas e livros infantis apresentados em festivais literários na Nigéria e em Gana, destacando-se como uma voz ativa na valorização das culturas africanas.


Sobre o MUNCAB

O MUNCAB (Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira) é um importante centro de preservação, produção e difusão da cultura afro-brasileira, diaspórica e africana nas Américas, sediado na cidade de Salvador, posicionada como a capital afro do mundo. O equipamento tem um papel fundamental no diálogo e intercâmbio das artes contemporâneas entre os países africanos e o Brasil. É gerido pela AMAFRO (Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira), uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 15 de março de 2002.

Tags

Notícias Relacionadas