Dólar encerra janeiro com queda de 5,54%
Moeda norte-americana cai pelo 10º dia seguido e fecha dia a R$ 5,83
Foto: Reprodução/Freepik
O dólar registrou a 10ª queda consecutiva nesta sexta-feira (31) e terminou o mês cotado a R$ 5,83, atingindo o menor nível desde novembro. Com isso, a moeda norte-americana fechou janeiro com uma queda de 5,54%, o maior recuo mensal em um ano e meio. No Brasil, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta manhã, apontaram uma taxa de desocupação de 6,2% no quarto trimestre de 2024.
Esse número representa uma queda em relação à taxa de 6,4% do terceiro trimestre. A taxa média anual de desocupação em 2024 foi de 6,6%, uma redução considerável em comparação aos 7,8% registrados em 2023. Segundo o IBGE, esse é o menor índice de desocupação anual desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.
No cenário internacional, o dia foi marcado pela divulgação do PCE (Índice de Preços de Gastos de Consumo Pessoal). O índice subiu 0,3% em dezembro e acumulou uma alta de 2,6% em 2024, alinhado com as expectativas do mercado financeiro. O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, B3, registrou queda na última hora do pregão.