Caso Marielle Franco: Moraes confirma data e autoriza júri para julgamento
Julgamento acontecerá no dia 30 de outubro
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou a realização do júri popular no julgamento dos ex-policiais, Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, suspeitos de serem autores do assassinado de Marielle Franco. Além disso, a data também foi confirmada: 30 de outubro.
O comunicado de realização do júri foi feito pelo titular do 4º Tribunal do Júri, juiz Gustavo Kalile confirmada por Moraes. O ministro precisava autorizar por ele ser o relator do inquérito do caso no STF.
A data foi definida no dia 12 de setembro em uma reunião de Kalile com o Ministério Público e a defesa. Além disso, o juiz solicitou que, para evitar tumulto, apenas pessoas que participarão do júri estejam em plenário.
Lessa irá fazer uma entrevista para o julgamento no dia 29 de outubro. A defesa solicitou a autorização ao juiz para o presídio reservar a data anterior a fim de facilitar o início do julgamento. Lessa está em São Paulo, no presídio de Tremembé. A transferência foi realizada após uma delação premiada onde ele identificou os mandantes do assassinato.
Queiroz e Lessa admitiram participar do assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes. Lessa puxou o gatilho e Queiroz dirigiu o veículo utilizado no crime.