Pelourinho recebe cruz da primeira missa no Brasil em celebração aos 525 anos
Item histórico fica localizado no Museu da Sé de Braga, em Portugal

Foto: Divulgação/Jonathas Ventura
Nesta sexta-feira (25), a capital baiana recebeu a cruz original usada na primeira missa realizada no Brasil. O item histórico está no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, onde haverá a Santa Missa, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio.
A cruz fica guardada no Museu da Sé de Braga, em Portugal, e iniciou sua peregrinação no dia 12 de abril, passando por cidades como Braga, Fátima, Cascais e Lisboa. No Brasil, o item já percorreu os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Pará.
As peregrinações da cruz original fazem parte do evento "Brasil com Fé - Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz", realizado pelo Movimento Brasil com Fé, Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor.
A primeira missa celebrada no Brasil foi realizada no dia 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, Aldeia do Descobrimento, e foi presidida pelo franciscano frei Henrique de Coimbra.
Após passar por Salvador, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, a cruz volta para Portugal no domingo (27).