NotíciasBrasilStarlink cumpre ordem de suspensão do X no Brasil, afirma Anatel

Starlink cumpre ordem de suspensão do X no Brasil, afirma Anatel

Bloqueio foi efetivado na noite da última quarta-feira (4)

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Globo

A Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, cumpriu a decisão do STF de suspender o acesso dos usuários do X no Brasil. O bloqueio dos acessos foi efetivado na noite da última quarta-feira (4) e a informação foi confirmada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com os dados da Anatel, enviados ao STF, a Starlink bloqueou, desde 18h06 de quarta-feira (4), o acesso ao X por 99,5% dos pontos de internet que abastece todo o país. 

A Anatel considera que a determinação de Moraes foi cumprida pela Starlink, embora exista uma margem de 0,5% de pontos que podem, acessar eventualmente a rede social. 

Inicialmente a Starlink informou que à Anatel não seguiria a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, até que o bloqueio de recursos da empresa fosse desfeito. Na última terça (3) a companhia recuou e informou, em uma postagem no X, que iria cumprir a determinação. 

"Independentemente do tratamento ilegal dado à Starlink no congelamento de nossos ativos, estamos cumprindo a ordem de bloquear o acesso ao X no Brasil", disse a Starlink, de acordo com a agência Reuters. 

Carlos Baigorri, presidente da Anatel, disse que a empresa poderia perder a autorização para operar no país caso não cumprisse a determinação judicial. 

Tags

Notícias Relacionadas