NotíciasBrasilPresidente da Petrobras nega que petróleo seja culpado por tragédia no RS

Presidente da Petrobras nega que petróleo seja culpado por tragédia no RS

Magda Chambriard se manifestou em solidariedade ao povo gaúcho

| Autor: Redação

Foto: Rafael Pereira/Agência Petrobras

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou na segunda-feira (27), que não existe associação entre a exploração do petróleo do pré-sal com a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul. Durante coletiva de imprensa, ela afirmou que não irá colocar o desastre na conta do pré-sal.

“O Rio Grande do Sul teve uma enchente em 1941 gigantesca do porte ou maior do que essa. E a gente nem tinha petróleo no Brasil naquela época. Então, a gente tem que endereçar as questões. Lamentavelmente aconteceu um desastre como esse. É um desastre imenso, mas não é o pré-sal que tem culpa disso”, afirmou. 

A tragédia que atinge o Rio Grande do Sul já causou mais de 160 mortes. As enchentes já deixaram mais de 600 mil pessoas desabrigadas. A presidente se manifestou em solidariedade ao povo gaúcho. "É uma tragédia, ter um estado debaixo d'água é uma coisa impensável" lamentou.

Magda afirmou que a Petrobras é uma empresa que se preocupa com a pauta ambiental e com o desenvolvimento de uma matriz energética renovável. Ela citou o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), criado na década de 1970, mesmo diante de fortes críticas. Mencionou também o compromisso da empresa de zerar suas emissões de gases de efeito estufa até 2050 e os investimentos em biorrefino, derivados de petróleo verdes, em esforços na direção do hidrogênio e em projetos de captura de gás carbônico.

Tags

Notícias Relacionadas