Lula desembarca no Japão para reforçar parcerias e relações comerciais; confira a agenda
Presidente buscará ampliar as exportações brasileiras, com ênfase na carne bovina e suína in natura

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Na noite do último domingo (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Tóquio, no Japão, por volta das 22h. A visita tem como principal objetivo estreitar os laços comerciais entre os dois países, em um momento especial de celebração: em 2025, marcam-se os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, que formalizou as relações diplomáticas entre Brasil e Japão.
Durante a sua estadia, o presidente buscará ampliar as exportações brasileiras, com ênfase na carne bovina e suína in natura, visando abrir novos mercados para esses produtos no Japão. Lula está acompanhado de uma comitiva formada por ministros de diversas pastas e empresários, que representam diferentes setores da economia brasileira.
A equipe que acompanha o presidente inclui os ministros: Camilo Santana (Educação), Luiz Marinho (Trabalho), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Juscelino Filho (Comunicações), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).
Esta é a quinta viagem de Lula ao Japão. A última vez que o presidente esteve no país foi em maio de 2023, quando participou da Cúpula do G7, evento que reúne as principais economias do mundo.