Câmera de segurança mostra momento em que homem-bomba explode em frente ao STF
Francisco Luiz chegou a lançar duas bombas em direção à Corte
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Câmeras de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) capturaram o instante em que Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, detonou um explosivo em frente à instituição, na noite da última quarta-feira (13).
Nas filmagens, observa-se o momento em que o homem-bomba lança explosivos nas proximidades da Estátua da Justiça. Em seguida, ele se deita, e o artefato se acende, liberando fumaça antes de explodir. Fogos de artifício são visíveis à esquerda da cena, enquanto mais fumaça é liberada da área ao redor da cabeça do homem.
O vídeo mostra Francisco chegando ao STF com um guarda-chuva na mão. Após isso, ele abandona o objeto, abre o que parece ser uma mochila, retira alguns itens de dentro e os arremessa em direção à estátua da Justiça.
Os seguranças do STF se aproximam dele, com um deles posicionando-se na frente da estátua. Em seguida, uma chama aparece na mão de Francisco, e ele direciona o projétil para o prédio.
Os seguranças se distanciam. Nesse instante, é possível notar uma fumaça "emanando" do corpo do homem. Segundos depois, um fogo surge na cabeça dele e ele cai no chão.
Após a explosão, servidores do STF colocam cones ao redor do corpo com intuito de isolar a área até a chegada da perícia.