Adeus de uma estrela: relembre os trabalhos marcantes da atriz Jandira Martini
Artista, que lutava contra um câncer, morreu na última segunda-feira (29)
Foto: Raphael Dias/Memória Globo
Aos 78 anos, a atriz Jandira Martini morreu nesta segunda-feira (29), vítima de um câncer. Em seus 50 anos de carreira na teledramaturgia, cinema e teatro brasileiro, Jandira acumula personagens marcantes, como Teodora Abdala, em Sassaricando (1987), Genu, na primeira versão de Éramos seis (1994) e Zoraide, na novela O clone (2001).
O último trabalho da artista em novelas foi em Salve Jorge, de 2012, onde ela interpretou a Vó Farid. Além disso, ela também atuou em A casa das sete mulheres (2003), Caminho das Índias (2009), Escrito nas estrelas (2010) e Morde & assopra (2011).
No cinema, Jandira estrelou o filme Olga (2004) e, em seus trabalho mais recentes, trabalhou em Chorar de rir (2019), 10 Horas para o Natal (2020) e Uma pitada de sorte (2022).
A morte de Jandira foi confirmada pelo ator Marcos Caruso, em texto publicado em seu perfil no Instagram. Os atores eram grandes amigos. Na publicação, ele fez uma homenagem para a amiga.
"Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida", escreveu.